Jaques Flores & a crônica paraense


Jaques Flores - escritor paraense

Um dos maiores escritores da Literatura Paraense, no século XX, Luiz Teixeira Gomes — conhecido no mundo das letras como “Jaques Flores” — há décadas está ausente das estantes dos leitores brasileiros. Jornalista engajado e notório contador das coisas de seu tempo e de sua gente, Jaques escreveu para jornais e revistas de Belém entre as décadas de 30 e 50, sempre utilizando do seu aprimorando senso de humor e ironia em suas crônicas e poemas, em especial quando tratava de algum escândalo da época. Publicou cinco livros, cujas edições foram rapidamente esgotadas: Berimbau e Gaita: versos e verdades (Poesia, 1925), Cuia Pitinga (Poesia, 1936), Vespasiano Ramos (Ensaio, 1942), Panela de Barro (Crônicas, 1947) e Severa Romana (1955).


A literatura de Jaques Flores permanece lúcida e atual. Lê-lo, nos dias de hoje, é redescobrir a sociedade paraense das primeiras décadas do século passado, seus costumes, cultura, culinária, política, e traçar — muitas vezes de maneira inconsciente — um paralelo com a sociedade contemporânea.


Cronologia


1898 – Nasce no dia 10 de Julho, em Soure, Ilha do Marajó, Luiz Teixeira Gomes, filho de João Teixeira Gomes e Antônia da Conceição Gomes.

1922 – Participa da renovação provocada pelo movimento modernista, atuando intensamente na “Associação dos Novos”.

1925 – Publica seu primeiro livro, “Berimbau e Gaita: versos e verdades” (Poesia).

1936 – Publica o livro “Cuia Pitinga” (Poesia).

1942 – Publica o livro de ensaios “Vespasiano Ramos”.

1944 – Ingressa na Academia Paraense de Letras, ocupando a cadeira n° 40.

1947 – Publica o livro se crônicas “Panela de Barro”.

1955 – Publica “Severa Romana”, decorrente de uma palestra na Academia Paraense de Letras.

1962 – Falece, em Belém, no dia 12 de dezembro.

1990 – A Editora Cejup reedita o livro “Panela de Barro”.

1993 – A Editora Cejup publica o livro “Obras escolhidas de Jaques Flores” com uma seleção de textos em prosa e poesia de Jaques Flores.



Depoimentos


“Luis Teixeira Gomes, o Jaques Flores, foi um exímio cantador/contador das coisas de seu tempo; um jornalista engajado, sensível, atento; um trabalhador das letras, um ”leitor” das pessoas e do mundo que o circundava. A leitura de Panela de Barro proporciona um mergulho na sociedade paraense das primeiras décadas do século XX.” (Ana Selma Barbosa Cunha, no artigo “Narrativas na Panela de Barro. A Academia do Peixe Frito em Jaques Flores”)

“Poeta, cronista, ensaísta e jornalista, em todas as profissões foi um homem consciente de suas responsabilidades e um constante animador e entusiasta de tudo quanto se relacionasse com a cultura e a arte do Pará”. (Georgenor Franco, no texto “Luis Teixeira Gomes: se mudasse deixaria de ser Jaques Flores”)

“Jaques Flores publica mais um de seus livros regionais, Vai contando, como numa conversa, as coisas que se passam na Amazônia, as próprias coisas da Amazônia(...) Conta essas maneiras de viver, de trabalhar, de produzir, de manter o pitoresco numa sociedade entre civilizada e primitiva, conforme se avance do litoral para a cabeceira dos rios (...). É um autêntico maranduêra - aquele eu guardava as tradições de nossas tribos.” (Abguar Bastos, no texto de apresentação do livro Panela de Barro)


Novidade


Como parte do projeto de reedição de obras raras da Literatura de Expressão Amazônica, a Pará.grafo Editora está reeditando duas obras de Jaques Flores. A primeira, o livro de crônicas Panela de Barro (1947), está em fase de preparação de texto e diagramação e será publicado no segundo semestre de 2019.


Projeto gráfico da capa da 3ª edição do livro de crônicas "Panela de Barro", de Jaques Flores.

O segundo, o livro de poemas humorísticos Berimbau e Gaita (1925), com previsão de publicação para o primeiro semestre de 2020.


Ambos os livros em edições caprichadas, para que os leitores tenham gosto de ler e ter essas maravilhosas obras na estante.

Pará.grafo Editora

CNPJ: 26.266.199/0001-98

Vendas

Mídias

Tv. Prof. Moisés, Cereja

Bragança-PA

(91) 98448-4718

e.paragrafo@gmail.com

© 2019 por Pará.grafo Editora. Proudly created with Wix.com

Seja o primeiro a saber:

Assine nossa newsletter