Sobre a campanha em tempos crise (Nota dos Editores)


Amigos leitores e apoiadores,

Estamos aqui para falar sobre os rumos da nossa campanha atual que está no ar no Catarse, visando dar novas edições aos livros Ribanceira (Dalcídio Jurandir) e Panela de Barro (Jaques Flores).

Iniciamos a campanha no dia 29/02 e as duas primeiras semanas de campanha foram bem. Somos neste momento 94 apoiadores e arrecadamos pouco mais de 1/3 do valor que precisamos para reeditar os dois livros. Agradecemos a todos que estão ajudando direta ou indiretamente.

Mas, como todos sabem, vivemos um período de crise sanitária que tem impactado nossas rotinas, seja dentro dos lares ou no trabalho. E isso impacta a economia também. As consequências do COVID-19 deram uma bagunçada no planejamento financeiro de qualquer um.

Por isso, nós, editores da Pará.grafo, demos uma pausa nas divulgações da campanha entre os dias 23 e 31 de março, com o intuito de repensar o futuro do projeto, depois de vários dias sem nenhum apoio. Tivemos uma queda brusca nas contribuições e alcance da nossa campanha. Poucos apoios foram realizados depois do dia 15/03, o que é compreensível.

Mas é certo que não queremos deixar esse projeto no meio do caminho. Acreditamos na importância do trabalho que vem sendo feito desde 2017. Nossa rede de apoiadores sabe da missão que assumimos e até agora estamos cumprindo de recolocar em circulação livros que passaram décadas tidos como raros nas universidades, e apesar dos esforços feitos para a difusão dessas obras, eles não eram reeditados, ou quando eram, não tinham a qualidade que a relevância das obras requer.

Até agora, com o apoio dos leitores, temos a satisfação de ter reeditado cinco livros importantíssimos para a história da literatura brasileira. E o trabalho não termina quando a campanha termina. Temos trabalhado para a distribuição nacional dos livros (nesse momento já estão fisicamente no RJ, SP, AM, algumas cidades do interior do Pará e amplamente distribuídos em Belém), para abrir espaço em revistas e jornais, e para que as vendas sejam suficientes para custear as reimpressões e direitos autorais, estes que são os maiores custos que temos.

Movidos por este ideal, decidimos retomar agora a divulgação da campanha investindo nossos esforços em uma divulgação baseada no diálogo e amizade daqueles que estão ao nosso lado e reconhecem a importância do projeto. Precisamos que aqueles que estavam planejando apoiar no final da campanha ou esperando para comprar os livros na livraria, façam seus apoios agora. Esta é a forma mais efetiva de contribuir para que as novas edições ganhem vida. Sem o sucesso da campanha, os livros não chegarão às livrarias ou terão as tiragens reduzidas, contemplando apenas os que apoiaram e comprometendo a ideia da difusão das obras.

Sabemos que nem todos estão seguros e em condições de investir num projeto cultural ou literário neste momento, mas pedimos que os que tiverem considerem o apoio. Em momentos como estes em que tudo parece bagunçado e sem rumo, é a arte que permanece e nos dá um norte. Temos visto isso nas lives de músicos, poetas, artistas em geral. E é sobre arte e literatura que construímos este ideal também.

Acreditamos que chegaremos lá, atingiremos a meta e traremos estes livros novamente às estantes em edições caprichadas. Divulguem nos seus círculos de amizade e familiares, conversem com seus amigos sobre a importância dessas obras para a difusão da nossa literatura, tragam mais apoiadores para se juntarem a nós. Nesse momento, o esforço coletivo é o melhor caminho.

Vivemos uma crise cuja passagem deixará marcas por décadas. Mas com consciência, bom senso e solidariedade, atravessaremos essa tempestade com o mínimo de consequência possível. Por acaso, nosso projeto surgiu em meio a isso tudo, mas lutaremos para que ele sobreviva conosco.

André Fellipe Fernandes & Dênis Girotto de Brito

Editores

Contribua acessando o link: www.catarse.me/jaquesedalcidio

0 visualização

Pará.grafo Editora

CNPJ: 26.266.199/0001-98

Vendas

Mídias

Tv. Prof. Moisés, Cereja

Bragança-PA

(91) 98448-4718

e.paragrafo@gmail.com

© 2019 por Pará.grafo Editora. Proudly created with Wix.com

Seja o primeiro a saber:

Assine nossa newsletter